sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cardápio fechado!

Olás!
Demorei mas voltei, passei a semana pensando em outra noiva que não eu! Aliás nas próximas semanas só poderei pensar no meu casamento aos finais de semana porque tenho muitas noivinhas esperando por meu trabalho ^^
E no último fim de semana peguei o noivo de jeito e fiz uma reunião "casaramentícia" como gosto de dizer!
Decidimos a comilança! Enfim!
A princípio o meu noivo queria servir um almoço informal com churrasco, mas, além da chatinha aqui não curtir, ainda tinha o fato de que pra um almoço são necessárias mesas e mesas precisam de toalhas, decoração, etc, etc...e gente, sinceramente? A princípio eu queria só servir um bolo com champagne porque o orçamento está apertado mesmo, mas meu noivo sempre disse que não abriria mão do churrasco!
Então, consegui convencê-lo a trocar o almoço/churrasco por um brunch, ao meu ver muito mais charmoso e propício para o horário em que nos casaremos.
Pesquisei pouco na internet sobre esse item pois me lembrava de uma reportagem da revista Minha Casa que sugeria um brunch para o dia das mães! Reportagem curta porém muito esclarecedora que nos ajudou muito e que reproduzo aqui:

"Junção de dois termos em inglês – breakfast (café da manhã) e lunch (almoço) –, o brunch começa de manhãzinha e se prolonga até a tarde, sem hora certa para terminar. “A mesa costuma ser variada, com receitas típicas do café da manhã e pratos mais reforçados e temperados, já com jeito de almoço”, ensina a chef Heloisa Bacellar no livro Cozinhando para amigos (Editora DBA).
- A variedade de itens é o segredo. Equilibre a oferta de salgados e doces e invista na diversidade de bebidas quentes e frias.
- Esmere-se na decoração da mesa, mas sem formalidades - louças de plástico são permitidas, por que não? Garanta a harmonia escolhendo uma ou duas cores predominantes ou ainda um tema: podem ser listras, flores...
- Por falar nelas, são indispensáveis nessa ocasião especial. Arranjos simples se adequam muito bem ao horário.
Cardápio completo:
Confira, a seguir, os itens que não podem faltar em um brunch:
- Café preto, servido na garrafa térmica, e leite (aquecido ou em temperatura ambiente)
- Leite frio com achocolatado (para a meninada)
- Iogurte batido e mel
- Suco de fruta natural
- Chás variados, em saquinhos, e água quente (oferecida na chaleira)
- Manteiga, geleia e requeijão
- Queijo e presunto
- Pães variados (dois salgados e um adocicado)
- Dois sabores de bolos
- Biscoitinhos caseiros
- Quiche (aqueça na hora de servir)
- Salada verde fresca
- Azeite e sal para temperar as folhas
A família é muito grande? Reforce o menu com essas sugestões:
- Torta do tipo empadão com recheio mais substancioso (pode ser frango ou bacalhau)
- Salada de macarrão (ou de grãos variados) com verduras
- Sopa cremosa, ideal para os dias frios
- Uma receita leve de massa fresca, como ravióli de mussarela com molho de tomate"
Essa reportagem saiu na edição nº 13 da revista em maio desse ano. Aqui é possível ver as fotos e algumas receitas que eles sugeriram também!
Com base nesse cardápio completo eu e meu noivo decidimos item a item o que serviremos aos nossos convidados, claro, escolhemos coisas das quais nós gostamos, ainda mantendo a ideia de simplicidade e já planejamos toda a logística disso tudo, o que comprar, o que nós mesmos com a ajuda de nossas mães e irmãs vamos fazer, além de incluírmos um ou dois itens a mais que achamos que não poderiam faltar!
Já está tudo anotadinho e eu fiquei um pouquinho mais aliviada, um item a menos decidido!
Ainda falta muita coisa, acho que vou fazer um "post lista" em breve pra não me perder =)
Beijos e até mais!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Convites!

Olás!
Mais um item decidido, então já posso vir comentar por aqui!
Ansiosa que sou, quero tudo pra ontém..."mas essa loka não vai casar só em maio do ano que vem? Pra quê que ela já tá vendo convite?"...não se desesperem noivinhas que lêem meu blog, não é necessário taaaanta antecedência assim! O ideal é fechar com a empresa que fará seus convites com uns 4 ou 5 meses de antecedência da data e entregar os convites para os convidados 2 meses a 1 mês e meio antes do casamento, com exceção dos padrinhos, claro, que devem ser convidados com mais antecedência pois precisarão de mais tempo para acertar os detalhes todos...mas, como já disse eu sou ansiosa demais e sou uma apaixonada por design gráfico, corel draw, photoshop e afins..rsrsrs, e claro que euzinha que ia fazer o layout do convite, então não resisti!
Mas vamos à parte prática! Primeiríssima coisa que decidi foi que queria convites de papel plantável, conhecido também como papel semente! Decidi isso porque quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar o meio ambiente, isso não só no casamento mas na vida, porém a pauta agora é o casamento e não poderia deixar de pensar que além de não ser legal poluir mais ainda nosso planeta, não é nada legal pagar 5, 6, 11, até 20 reais de um convite que inevitavelmente irá para o lixo! Lixo errado, na maioria das vezes, pois todos sabemos que todo papel pode ser reciclado, mas pouca gente pensa em dar o destino certo ao seu lixo. Além disso tem todo o charme de que o convite que será plantado se tornará uma linda flor que poderá ser cultivada com carinho pelos convidados e por isso mesmo se tornará uma das lembranças do nosso casamento!
Escolhido o material principal, parti para a criação da arte do convite! Tinha que ter uma ilustraçãozinha, afinal eu sempre gostei muito de desenhar e de desenhos, não que eu desenhe super bem, mas gosto de fazer isso.
Como tudo no nosso casamento tem um toque suavemente rústico que nos convites será dado pelo próprio papel e também alguns itens lúdicos, a própria paleta de cores da decoração será em tons pastéis, bem cor de doce que lembra infância, achei que um desenho fofinho combinaria com o estilo geral do casamento...levando em conta a brincadeira do café com leite, logo pensei numa xícara de café e um bule de leite! No caso, a xícara de café é meu noivo e eu sou o bulinho de leite ^^
Busquei imagens que me inspirassem e saiu um rascunho que depois de um tempo passei para o computador e agora compartilho com vcs. 
O convite terá um formato diferente do tradicional e justamente por causa desse formato, não usaremos envelope, evitando mais uma vez o desperdício de papel.
Quando ficarem prontos venho correndo mostrar pra vcs!
Lembrando que esses serão os convites para o casamento mesmo, já bolei o que faremos para oficializar o convite aos padrinhos, assim que estiver tudo acertado, venho comentar aqui também!
Beijos e até a próxima! =)

domingo, 14 de agosto de 2011

Formigas!

Vamos falar de doces?
Acho que um dos itens de casamento onde há mais opções é esse e aí fica muuuuuito mais difícil escolher! Pelo menos pra uma pessoa indecisa como eu, quanto mais opções e opções deliciosas nesse caso, mais difícil decidir!
Para decidir sobre os docinhos do nosso casamento, levamos em conta alguns fatores: simplicidade, inventar o menos possível pois queremos que nossos convidados se sintam à vontade...nada de docinhos mirabolantes que ninguém sabe direito o que é, além disso o fator valor também conta bastante. Quem está pesquisando isso, sabe bem o quanto esse item pesa no orçamento. Não desmerecendo as brilhantes "doceiras" que fazem essas coisinhas açucaradas pra adoçar nossas vidas, mas quem tem orçamento pequeno tem que fazer suas escolhas! Além de simplicidade e custos, levei em conta uma peculiaridade do nosso relacionamento para bater o martelo: namoramos desde os 15/16 anos e quando começamos o namoro, minha mãe cuidava de uma sobrinha neta, uma criança muito fofa e simpática que quando viu meu noivo comentou com sua avó que ele parecia um brigadeiro...rsrsrs..ele vai me matar por contar isso, mas ficou marcado pra sempre e como tanto eu quanto ele amamos brigadeiro, decidimos!
Serviremos um festival de brigadeiros de vários sabores! Simples, com valor razoável e delicioso! Quem não gosta?
Imagem Maria Brigadeiro

Passei horas pesquisando por receitas na internet, coincidentemente assisti no mesmo dia dois festivais de brigadeiro em dois programas femininos em canais distintos e anotei as receitas preferidas.
Além do tradicional brigadeiro negrinho, brigadeiro branco, de morango que também é conhecido como bicho de pé, brigadeiro de capuccino, de maracujá, de milho verde, de limão, entre outros!
Meu plano é fazer brigadeiros enrolados da forma tradicional, brigadeiros moles pra comer de colher em copinhos e usar ingredientes mais sofisticados além do simples granulado.
Já convoquei minha irmã e minha mãe para me ajudarem nessa tarefa, já testei a maior parte das receitas e estou tranquila para preparar cerca de 500 docinhos =)
E vamo que vamo que ainda temos muita coisa pra decidir e fazer!
Até mais!